top of page

QUAIS AS COMPLICAÇÕES DE UMA CIRURGIA DE COLUNA?

A Cirurgia de coluna é um importante recurso para amenizar patologias da coluna vertebral mais variadas. São diversas patologias da coluna que pode ocorrer no decorrer da vida. Entre elas, temos


Dr. Fuzer demonstrando a coluna e os nervos da coluna lombar, suas raizes saindo do forame.  No consultorio, aonde se explica  a patologia da coluna com modelos
Dr Fuzer demonstrando uma coluna lombar

1) Patologias congênitas - as quais já surge com o nascimento do paciente, que são diverdas, como Mielomeningocele, Escoliose congênita, Cifose Congênita entre outras

2) Deformidades do desenvolvimento: Escoliose e cifoses, deformidades pós trauma,etc..

3) Degenerativas: Com o desgastes dos tecidos, como Hérnia discal, Espondilolisteses, Osteoartrose, Osteoporose, etc..

4) Traumas: Fraturas diversas


E essas, na maioria são de tratamento conservadores e ortopedicas clinicas. Mas algumas evoluem a tal ponto que precisa de intervenção cirurgica. E como todo o procedimento cirurgíco, é envolvido de riscos mais diversos. Veja quais são possiveis, em que apesar de relativamente infrequentes, ocorrem, e com todos os cirurgiões, sendo os mais comuns:

1) Infecção -É uma das mais comuns enfrentados pelos cirurgiões de coluna , em que ocorre em cerca de menos de 1% das cirurgias. E bastante incomum, mas que preocupa bastante pelos cuidados imediatos que necessita, para não evoluir para infecção generalizada e crõnica. Fazer um abom pré operatório e ausentes de qualquer infecção é importante para prevenir.

2) Recidiva de patologia - Essa é mais comum nas ressecções de hérnia discais, principalmente nas hérnias discais mais jovem, em que tem discos mais hidratados e que pode formar nova extrusão.

3) Fratura dos ossos ou soltura de material de sintese: São complicações esperadas em pacientes mais idosos, ossos mais fracos, fumantes e alcoolistas. Em que a qualidade do osso não é muito boa.

4) Dor residual: E mesmo operando e resolvendo sua patologia, o paciente persiste com patologia dolorosa. Em que por vez pode ter outros problemas associados, não identificados, ou ainda dor corticalizada, em que a dor persiste no qual o sistema nervoso central entende aquela área como dolorosa, mesmo não tendo mais o efeito gerador da algia.

Radiografia na incidencia em anteroposterior, de um pós operatorio da coluna veretbral, no qual  apresenta um radiografia panoramica demonstrando toda a coluna e com parafusos e hastes corrigindo a escoliose. No qual tem 20 parafusos da coluna dorsal e até a primeira vertebra lombar. E com duas hastes fixando os parafusos
Radiogradia Panoramica de um paciente paciente submetido a ciruriga de coluna da correcção de escoliose

Como médico, sabemos dessas angustias, numa complicação ou evento não esperado após um procedimento cirurgico. E essas são nossas também. A medicina não é matemática e nós sabemos que temos e teremos sempre algum grau de complicações (que na coluna é esperado complicações em 5 a 10% dos pacientes operados - alguma complicação não esperada... como as acima. E assim, a tentativa de resolução dessas complicações é que gera mais angustias - tanto para os pacientes, familiares e também para equipe médica. E essa resolução exige mais da equipe médica e do paciente que uma primeira cirurgia.

Cirurgia de ESCOLIOSE - Fator de gerados de stress e preocupação de evitar complicações, que são muitas pelo tamanho e porte da cirurgia. Nessa, a preocupação envolve: Infecção, lesão dos nervos e da medula, lesão de vasos importantes, complicações essas que tem potencial deletério maior.


Por isso, o entendimento de sua patologia, dos riscos envolvidos, das condições clinicas, e de sua avaliação prévia a uma cirurgia é muito importante para entender e prevenir possiveis eventos adversos.

Pull de radiografias, em que teve fratura de coluna por osteoporose. Sendo fixado com  parafusos e outra com cimento ósseo e com duas com parafusos, uma com cimento ósseoi e duas com fratura da coluna, sendo uma com colapso e outra  ainda por colapsar.
Radiografias, em que teve fratura de coluna por osteoporose. Sendo fixado com parafusos e outra com cimento ósseo



Fratura de coluna no mais idoso, geralmente de tratamento conservador, com colete. Mas com a osteoporose, e por vezes tabagista. Tem uam tendencia de colapsar e cifotizar, e assim, pode necessitar de sintese com fixação com parafusos ou então, colcocação de cimento ósseo para dar sustentação ao osso.


1 comentário


asmescgarcia
18 de ago. de 2023

Bom dia sou Simone e cliente da hosteoclinica ja passei por vários especialistas ai dr Bruno pavei dr Guidim dor Evandro Nicolau q fez minha cirurgia do quadril q por sinal deu tudo certo e dr geovane fuzer esse sem palavras gosto de seu atendimento e profissionalismo fez minha artrodese cervical e lombar ótimo atendimento obrigada a e não esquecendo a equipe se secretarifas do 6 andas amo elas obrigado 🙏 Deus lhes abençoe

Curtir
bottom of page